Um cronograma para manutenção preventiva e corretiva faz parte da rotina de qualquer transportadora. Afinal, os veículos são um ativo para a empresa e zelar pela segurança e conservação deles é imprescindível para o sucesso do negócio.
Máquinas pesadas precisam cuidados periódicos, mas existem diversos tipos de manutenção: preditiva, preventiva e até a corretiva. Entender esses conceitos podem lhe auxiliar a melhorar eficiência e vida útil e ainda evitar quebras de seu equipamento.
É comum ter dúvidas sobre qual a diferença entre elas e qual é a melhor escolha. Entretanto, todas essas dúvidas podem e irão ser tiradas com a leitura desse artigo. Confira.
A manutenção corretiva, também conhecida como manutenção de quebra, implica em que reparos são realizados em uma máquina ou equipamento que parou de funcionar. Portanto reativa. O equipamento falhou ou o desgaste foi tal que necessita de intervenção para que volte a cumprir satisfatoriamente a sua função na produção.
É o tipo de manutenção aplicada quando se acredita que os custos de parada e reparo, em caso de falha serão menores do que o investimento necessário para uma manutenção programada. Essa estratégia pode ter custo-efetividade até o momento em que uma falha catastrófica ocorra.
Dentro da manutenção corretiva há a “corretiva não planejada”, que é aquela não previsível. É a manutenção clássica, que acontece sempre que algo sofre uma pane e precisa ser consertada. Normalmente é o processo mais caótico e que gera mais custos.
Mesmo a manutenção corretiva sendo a emergencial, existe também a manutenção corretiva planejada. É aquela previsível, que ocorre quando as equipes detectam alguma queda de desempenho de um equipamento e sistema. São manutenções programadas, agendadas, e não emergenciais.
Chamada também de programada ou agendada, o principal objetivo desse tipo de manutenção é diminuir a probabilidade de aparecer falhas em equipamento ou ativo. As empresas geralmente previnem, de formas diferentes, quais são as possibilidades de existirem problemas e agendam visitas de inspeção para que os mesmos sejam evitados.
A maneira de decidir como fazer esse trabalho depende do ativo que está trabalhando e o período de tempo estipulado. Podem ser divididos da seguinte maneira:
É seguro dizer que a manutenção preditiva é um passo adiante da manutenção preventiva. É a manutenção de acompanhamento e planejamento mais preciso, exige maior qualificação do profissional.
Ela tem como objetivo evitar qualquer falha das peças antes mesmo que apresentem defeito. Caracteriza-se pelo acompanhamento de parâmetros dos equipamentos como, por exemplo, a vida útil predefinida pelo fabricante.
A manutenção preditiva usa do acompanhamento dos parâmetros das peças para que a troca das mesmas sejam feitas antes do fim da sua vida útil. Pela vistoria na máquina, o profissional de manutenção, com base nos parâmetros de acompanhamento, identifica a necessidade de troca de peça e programa o melhor momento para a manutenção.
A mesma é feita sem intervenção na produção, facilitando a manutenção e evitando custos maiores com a ociosidade da máquina. Muito similar com a preventiva, a manutenção preditiva tem como ponto positivo a possibilidade de programação para suas ações.
Planejamento e acompanhamento das peças são fatores importantes, que trabalhando juntos, reduzem os custos com perdas e aumentam a efetividade na produção das máquinas.
De maneira geral, devem ser evitadas as manutenções corretivas não planejadas, ou seja, as de caráter urgente e que não ocorrem com o apoio de uma ação preditiva. Os motivos para essa tendência são muitos.
Além dos altos gastos, em uma situação de pressão, a empresa pode ter que fazer reparos com profissionais não autorizados e colocar a integridade de sua frota em risco. No mais, ainda existe o fator ociosidade.
Por isso, muitas empresas concordam que a melhor forma de conservar seus veículos é por meio de diagnósticos preventivos e preditivos, de acordo com suas necessidades. Com uma boa estratégia de manutenções, a transportadora colhe bons retornos como:
É muito comum encontrar poeira e outros tipos de sujeira e detritos em um canteiro de obra. Por ficarem muito expostas, as máquinas normalmente ficam cobertas por vários tipos de resíduos.
Por isso, é fundamental que os funcionários façam a limpeza das máquinas após o expediente ou um pouco antes dele acabar. Afinal, cascalho, areia e terra, por exemplo, podem corroer peças e causar acidentes. A atenção deve ser ainda maior para ambientes altamente abrasivos, como aterros sanitários.
O ato de lubrificar as peças das máquinas ajuda a garantir uma vida útil mais longa. A lubrificação evita desgastes em função de atritos e das partículas que se espalham pela obra.
Os equipamentos devem passar por manutenção regularmente para garantir a integridade do equipamento, assim como a segurança do operador.
A manutenção de ativos é uma etapa importante para a redução de custos, tanto com peças e equipamentos, como na definição de planos de lubrificação. Tarefas como essas não são nada fáceis, mas com a transformação digital e o uso da tecnologia a seu favor o planejamento se torna mais simples, efetivo e reduz custos para a sua empresa.
Tenha em mente que a manutenção de ativos é melhor executada com um bom planejamento de manutenção aliado à tecnologia, uma vez que bem desenvolvida, evitará gastos desnecessários, ociosidade das máquinas e aumentará a produtividade na produção.